Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eu me chamo Ivan ferreira de sousa, nascido em 10/06/1980 no mesmo destino de origem , filho de Manoel ferreira de sousa e de Francinete de sousa tenho como fundamento em minha vida a fé em Jesus Cristo,Deus Pai e em Nossa Senhora mãe, Sou Católico por batismo mas acredito no divino espirito santo e na mudança das pessoas a frente das palavras sabias .não vejo templo como a salvação mas o conhecimento a sabedoria e a fé que nos traz um destino espiritual.O templo pra mim e meu subconsciente que aonde separo o certo do errado. Uma mensagem " Não julgue pra não ser julgado ,antes de fazer um comentaria aprenda a ver com outros olhos ,Os olhos da sabedoria ,Os sabios não são aqueles que cria coisas e nem aquele que sabe tudo mas sim aquele que vê com os olhos limpos" Qeu Deus abençoe a todos que aqui venha refletir

sábado, 4 de setembro de 2010

A Bênção Para a Casa

Que nos abençoe e proteja o Onipotente e Misericordioso Deus Pai Filho e Espírito Santo.

Ó Dulcíssimo Senhor, Jesus Cristo, Poderosíssimo Rei do Céu e da Terra, Filho de Davi, Jesus de Nazaré, crucificado por nós, Filho de Deus vivo, compadecei-vos desta casa, protegei os seus habitantes.

Que a Vossa Divina Bênção os acompanhe, que o Espírito Santo·ilumine os seus pensamentos e que o seu poder aja por eles em toda parte.

Tudo o que se encontra nesta casa, os que nela entram, os que dela saem que a Santíssima Trindade abençoe e preserve do mal para que nenhuma desgraça se aproxime deles.

O Santíssimo nome de Jesus esteja nesta casa dando-lhe a sua paz.

A Virgem Maria a cubra com seu manto materno.
Os Santos Arcanjos a proteja.
Os Santos Apóstolos administrem os seus bens.
Os Santos Evangelistas a tome firme e a fortifique.
A Cruz de Cristo cubra esta casa.
A Coroa de Cristo seja a sua fortaleza.
Jesus, Maria, São José e todos os nossos Santos padroeiros e vós Santo Anjos da Guarda, intercedei por nós ao Deus Uno e Trino para que guarde esta casa contra os raios, fogo, tempestade, inundações, assaltos, escândalos, incredulidades, heresias e toda e qualquer desgraça que ameaça prejudicar a alma e o corpo.
Que nos ajudem Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Vinde Espírito Santo, vinde por meio da Poderosa Interseção do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa.Vinde e renovai a minha família. (3x)

Jesus, quero proclamar- Te Rei e Senhor do meu coração e do meu lar Vem Senhor Jesus, reinar em meu coração e no coração de minha família também, e de modo tão forte e real que nossa casa transpareça Tua presença, até mesmo nos detalhes. E, por favor, que Isso seja usado pelo Espírito Santo para regar com Tua presença o coração dos filhos que me deste, para a glória do Pai. Amém.

A Oração do Perdão

SENHOR, meu DEUS eu Te peço que ilumine o(a)_____para que ele(a) possa perceber como é grande o Amor que TU tens por nós. Arranca de seu coração todo o pecado, toda a maldade, renovando sua vida.


PAI, que o(a)_____aceite Jesus em sua vida, que ele(a) aceite Jesus como seu Salvador, Mestre e Orientador.


PAI, faça que o(a)____se entregue nas mãos de Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, para que Ela o(a) conduza para o Caminho da LUZ de Teu Filho Jesus.


PAI, eu te peço que o Espírito Santo converta o(a)_____ que Ele dê um novo sentido em sua Vida; que ele(a) possa fazer parte de sua comunidade, e ali permanecer, perseverar e receber todas as graças que vem do Teu perdão e do Teu Amor.

Tudo isso Vos pedimos Ó PAI, em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho e Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém!



Ladainha à Sagrada Família

Jesus, Salvador do mundo, Tende piedade de nós.

Jesus, Filho de Maria e irmão nosso,
Jesus, tesouro e delicia da Sagrada Família,
Santa Maria, Rainha dos céus, rogai por nós.
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa doce Mãe,
Santa Maria, ornamento e alegria da Sagrada Família,
São José, pai legal de Jesus,
São José, Casto esposo de Maria,
São José, guia e amparo da Sagrada Família,

Sagrada Família, de baixo da proteção nos temos consagrado a Deus, rogai por nós.
Sagrada Família, que temos tomado por modelo, rogai por nós.
Sagrada Família, predileta do pai celestial,
Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo,
Sagrada Família, santificada pela presença do Filho de Deus,
Sagrada Família, terror do inferno,
Sagrada Família, asilo de todas as virtudes,
Sagrada Família, Santuário da Divina Trindade,
Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus vivo,
Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra,
Sagrada Família, pobre e laboriosa,
Sagrada Família, modelo de paciência e resignação,
Sagrada Família, alegria nas tribulações,
Sagrada Família, venerada pelos pastores,
Sagrada Família, honrada pelos Magos,
Sagrada Família, por Herodes perseguida,
Sagrada Família, pelos judeus depreciada,
Sagrada Família, desejada pelos Patriarcas,
Sagrada Família, pelos anjos respeitada,
Sagrada Família, modelo de todos os Santos,
Sagrada Família, ornamento da celestial Jerusalém, esteja sempre conosco.
Sede-nos propicia, socorrei-nos em todos os perigos da alma e corpo, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede nosso refúgio contra os males que nos cercam, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa força nos combates e provas,
Sede nos forte muro contra os ataques do inimigo de nossa saúde,
Sede nossa esperança nesta vida e nosso consolo na hora da morte,
Sede eficaz protetora daqueles que Vos invocam com verdadeira confiança,
Sede medianeira dos que morrem no Senhor e advogada dos pecadores perante o Soberano Jesus, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede liberadora das almas detidas no purgatório e saúde dos que esperam em Vos,
Sede sempre sustento dos débeis e ajuda dos imperfeitos,
Sede sempre protetora de nossa Família e de toda a sociedade,
Sede sempre espelho dos cristãos, modelo dos justos,
Sede sempre consoladora dos aflitos e refúgio de vossos devotos,
Sede sempre apoio e defesa dos que se tem consagrado a vosso serviço,
V. Sagrada Família, sede glorificada em todos os séculos.
R. Reinai para sempre em todos os corações.


Oração
Divino Salvador, bendigo todas nossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa Glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos justos e aumento de vossa cristã Família, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas com Maria e José, e reinais em todos os Corações agora e sempre, Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.

Tríduo á Sagrada Família

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, dos nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis e face da Terra.


Oremos

Ó Deus, que doutrinais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito Santo, saibamos o que é reto e gozemos sempre de sua preciosa consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração a Jesus, Filho de Família

Senhor Jesus, onipotente Criador de todas as coisas, que com um aceno de vossa vontade soberana tirastes do nada todas as coisas que agora são; Deus poderosíssimo a quem obedecem todas as criaturas e cujas ordens cumprem elas com soberano acatamento, e que, todavia, por nosso amor quisestes ficar reduzido à mais humilde obediência a Maria, vossa Mãe Santíssima, e ao glorioso patriarca São José, cabeça da família onde Vós sois Filho; eis aqui esta família que Vos pertence, e que, humildemente prostrada a vossos pés, Vos suplica que lhe deis a graça necessária para levar com resignação os trabalhos e sofrimentos de família, luzes espirituais para que todos os membros dela conheçam e compram suas obrigações particulares, e a paz e união que fazem da família cristã uma ante-sala do céu.
Vós, Senhor, vivestes em família para ser nosso modelo e nosso amparo, sendo-o pois principalmente para esta família que, reunida, vem honrar vossa santa e feliz Família.

À Santíssima Virgem

Santíssima Mãe de Jesus, esposa do glorioso e felicíssimo José, como Vós pertencíeis à Sagrada Família e nela tínheis grandes obrigações a cumprir, também nós formamos uma família.
Ah, Senhora, que solicitude e cuidados tivestes na casa de Nazaré!.
Quantas tristezas pela pobreza de vossa família e pelos sofrimentos que isso podia ocasionar a Jesus!.
Que diligência no trabalho, e que zelo na educação do vosso adorado Jesus!.
Pois conheceis tão bem as necessidades duma família, escutai as súplicas que vos dirige esta família que Vos pertence.
Ensinai-nos as virtudes que praticastes: socorrei e assisti a nossas mães para que sejam em nossas casas o que Vós éreis na casa de Nazaré, a fim de que, imitando elas vossas virtudes, façam também a felicidade de nossas casas, como fizestes Vós felizes as pessoas da Sagrada Família.

A São José

E Vós, glorioso Patriarca, que com tanta confusão vossa mandáveis ao Senhor e dono de todas as coisas, e com tanto zelo veláveis pela conservação de sua vida, e com tanta diligência e sacrifício trabalhastes para sustentar vossa casa, e para que nada faltasse aos que Vos eram tão caros, porque o mesmo Deus vo-los confiara.
Vós, pelo lugar que ocupastes nessa Santa Família, onde Vos obedeciam o mesmo Deus e sua Santíssima Mãe, conheceis perfeitamente as lágrimas amargas que derramam por nós nossos pais, as tribulações e escrúpulos pela educação de seus filhos, as tristezas que devoram pela pobreza e falta de recursos, e a solicitude pelo que poderá acontecer no decurso de sua vida.
Já que tão bem conheceis as necessidades de uma família, socorrei a nossa, que recorre a Vós nesta presente necessidade.
Ensinai a nossos pais a praticar a religião como a praticastes Vós; dai-lhes parte de vosso zelo na educação de seus filhos, e assisti-nos, quando tristes pelas necessidades espirituais ou temporais da família, vão perdendo a esperança cristã ou a santa resignação e paciência.
Fazei de nossos pais o que fostes Vós na casa de Nazaré, para que, imitando eles vossas virtudes, nos conduzam e à felicidade temporal e eterna.

Oração à Sagrada Família
Ao final de cada dia Ó amantíssimo Jesus, que com vossas inefáveis virtudes e com os exemplos de vossa vida oculta, consagrastes a família que escolhestes para vossa!.
Lançai um olhar de clemência sobre os moradores desta casa, que prostrados a vossos pés, vos pedem que lhes sejais propício. Lembrai-vos que sois o dono desta casa, porque a Vós está exclusivamente entregue e consagrada. Guardai-a com benignidade, apartai dela os perigos, socorrei-a nas necessidades, plantai nela as virtudes que floresceram na vossa casa de Nazaré, para que dedicada com fidelidade a vosso serviço e amor na vida, possa cantar no céu eternamente vossos louvores.
Ó Maria, Mãe dulcíssima, recorremos confiados a vosso socorro, na certeza de que vosso Unigênito acolherá nossas súplicas.
E Vós, gloriosíssimo São José, socorrei-nos com vosso poderoso patrocínio, e depositai nossas orações nas mãos de Maria, para que as apresente a Jesus Cristo. (Indulgência parcial para os que se consagram à Sagrada Família) Jesus, Maria e José, iluminai-nos, socorrei-nos, salvai-nos.

Primeiro dia  Família de Deus

A Sagrada Família era, sem nenhuma dúvida, a verdadeira família de Deus, porque Deus pertencia a esta família. Jesus era o filho nesta casa, e tanto se considerava ele como parte essencial desta família, que obedecia com toda pontualidade e servia à casa como o filho mais submisso.
O mesmo Eterno Pai e o Espírito Santo pertenciam a esta família, porque o glorioso esposo de Maria era propriamente o vice-gerente de Deus, com respeito a seu Filho, e o guarda de Maria, por ordem do Espírito Santo.
Também nossas famílias são de Deus.
Desde que se entrou à família pelo santo e canônico matrimônio, a família é de Deus; Deus mesmo, lançando sua bênção sobre esse casal cristão, tomou posse dessa casa, e tomou à sua responsabilidade amparar e defender essa família.
Nossas famílias são de Deus, porque todas as pessoas dela são cristãs pelo santo Batismo, e lhe pertencem pela criação, pela redenção e pela consagração especial que lhe fizemos quando entramos nesse santo estado.
E se isto é verdade, como certamente é, devemos procurar que realmente nossas famílias sejam de Deus. Devem ser de Deus as pessoas da casa, trabalhando em evitar o pecado mortal. Como poderia conservar-se Deus em nossas casas, se estivesse longe de nossos corações? E que nos adiantariam os interesses materiais e as muitas riquezas, se nos faltasse Deus? Que lhe custaria a Deus negar-nos a paz e o amor da família, que é o que faz a verdadeira felicidade da casa? E como haveria essa paz e esse amor se as pessoas da casa estivessem em inimizade com Deus?
Considera, portanto, que é de sumo interesse que tua família pertença a Deus, para que Deus entre em tua família com a paz, com o amor e amizade verdadeira, com sua bênção nos filhos, na saúde e nos mesmos interesses; mas para isso não basta que as pessoas da casa sejam de Deus cada uma em particular, senão que a mesma família deve pertencer a Deus como família. Deve conhecer-se nas orações em família, nos quadros e figuras da casa, nos costumes da casa, antes e depois das refeições, nas reuniões familiares, nas conversações e nos mesmos divertimentos.
Medita, pois, com atenção se tua família é realmente cristã, ou se pelo contrário não pode estar Deus satisfeito com ela. E que seria de tua casa sem a bênção de Deus? Para alcançar o remédio de todas as necessidades da família e a graça especial que nossa família deseja conseguir neste tríduo, rezaremos três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai à Sagrada Família de Nazaré.
Recitar agora a Oração à Sagrada Família

Segundo dia  Religião da família

Considera a religiosidade com que a Sagrada Família cumpria os preceitos da lei de Deus. Sem
obrigação estrita Nossa Senhora, como mãe de família, sujeitou-se à lei da purificação, que a humilhava e nivelava a qualquer outra mulher que não conservasse sua virgindade, nem tivesse concebido por obra do Espírito Santo; para cumprir essa mesma lei e por espírito de religiosidade, dirigia-se todos os anos a Sagrada Família a Jerusalém, a adorar a Deus em seu santo templo.

De Jesus morando em sua família, diz o Evangelho que crescia em sabedoria, idade e graça de Deus, e isto manifesta que a escola onde Jesus aprendeu foi sua família, e São José e Nossa Senhora, sua mãe, foram seus primeiros e principais mestres.
Também por essa religião foi a Sagrada Família o modelo de famílias felizes e santas. Se tua família é de Deus, é mister proceder como família de Deus, e cumprir as obrigações da casa.
Lembrem-se os pais que os descuidados da educação e vigilância de seus filhos e domésticos negaram a fé, e são piores que os infiéis, diz o Apóstolo. Pode haver para os pais obrigação mais importante e mais cara do que cuidar desses pedaços do coração, os filhos? E pode haver melhor modo de ensinar do que o exemplo dos adultos? Se nossa família, como família, não cumprir as obrigações religiosas; se os pais e patrões não forem os primeiros em dar bom exemplo a seus filhos e empregados, e a manifestar respeito e obediência às leis de Deus e da Igreja, como reconhecerão os filhos neles a imagem de Deus? E se as imagens de Deus são tão imperfeitas na família, como as respeitariam e acatariam?
É necessário, portanto, para que Deus abençoe nossa família, guardar nela as leis de Deus e da Igreja que obrigam a família. Que vejam, portanto, os filhos pequenos em todas as pessoas adultas, o cumprimento exato da observância dos domingos, da abstinência e dos jejuns, e sobretudo que nunca vejam um escândalo, e desse modo as famílias serão as primeiras escolas onde aprenderão os filhos. É assim nossa família? Está Deus contente com nossos costumes de casa, de religião de nossa família?
Para alcançar o remédio de todas as necessidades da família e a graça especial que nossa família deseja conseguir neste tríduo, rezaremos três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai à Sagrada Família de Nazaré.
Recitar agora a Oração à Sagrada Família.

Terceiro dia  Oração em família

A Sagrada Família, que, pelo menos uma vez por ano, fazia o sacrifício de ir a Jerusalém para
guardar esse preceito da Lei, não deixava de cumprir a obrigação de guardar em casa as práticas familiares da religião; sempre vemos juntos José, Maria e Jesus no sagrado Evangelho, e juntos também oravam todos os dias e todos os momentos. Considera que uma das coisas mais necessárias às famílias é a união e amizade, e para esse fim a companhia e freqüência em casa.

Se os membros da família não passam a maior parte do tempo em casa, fora do imprescindível para as obrigações de família, como se amarão, se quase não se conhecem? Para essa união e mútuo amor, ajuda muito reunir-se alguns momentos para orar em família e fazer ver aos filhos que os pais representam o lugar de Deus, e que se lhes deve obedecer por Deus.
A oração em família tem a promessa de Cristo: onde há dois ou três reunidos em Meu Nome, lá estou Eu no meio deles . E se Deus estiver em nossa família, se Deus estiver por nós, quem estará contra nós? E se Deus defender nossas famílias, que poderão contra elas as insídias de nossos inimigos? É obrigação gravíssima ensinar aos filhos as orações mais necessárias, de modo que estão expostos a perder-se os pais que se descuidam de tão grave obrigação; e que meio mais eficaz para os pequenos aprenderem, do que rezá-las todos os dias em casa, na presença deles e acompanhando-os?
As orações das crianças são súplicas da inocência, que não podem deixar de ser escutadas por Deus. Que modo melhor, portanto, de atrair as bênçãos de Deus sobre nossas famílias, que rezar em companhia da inocência? Rezemos em família, e rezemos cada dia, para obter todos os dias as graças que cada dia necessitam nossas famílias.
Rezamos todos os dias em casa? Está introduzida em nossa família a recitação do terço diário? Rezamos pelo menos um Pai Nosso à Sagrada Família?
Para alcançar o remédio de todas as necessidades da família e a graça especial que nossa família deseja conseguir neste tríduo, rezaremos três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai à Sagrada Família de Nazaré.
Recitar agora a Oração à Sagrada Família.

Consagração da Família

Preparação

Pelo a sinal + da santa Cruz...

Para que nossa consagração seja mais agradável a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, purifiquemos antes nossa alma de pecados e faltas fazendo de todo coração um Ato de contrição.


Ato de Consagração

Oh! Jesus, Redentor nosso, que havendo vindo a iluminar ao mundo com a doutrina e com o exemplo, haveis querido passar a maior parte de vossa vida, humilde e sujeito a Maria e a José na pobre casa de Nazaré, santificando a aquela família que havia de ser o modelo de todas as famílias cristãs; acolhei benigno a nossa, que agora se dedica e consagra-se a vós.

Dignai-vos protege-la, guarda-la e estabelecer nela vosso santo temor, com a paz e concórdia da caridade cristã, para que imitando o exemplo Divino de vossa família, possa alcançar toda inteira, sem faltar um só, a eterna bem-aventurança. Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa, com vossa piedosa intercessão fazei que seja aceitável a Jesus esta humilde oferenda, e obtende-nos sua graça e benção.
Oh! São José, custodio santíssimo de Jesus e de Maria, socorrei a nós com vossas preces em todas as necessidades espirituais e temporais, a fim de que em união com Maria e convosco, possamos bendizer eternamente a nosso Divino Redentor Jesus. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Oremos

Deus, Pai nosso, que tens proposto a Sagrada família como maravilhoso exemplo aos olhos de vosso povo: concedei-nos, vos rogamos, que, imitando suas virtudes domésticas e sua união no amor, cheguemos a gozar dos prêmios eternos no lugar do céu. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Concedei-nos, oh! Jesus, Senhor nosso, que continuamente imitemos os exemplos de vossa Sagrada família; para que na hora de nossa morte, acudindo a vossa gloriosa Mãe, a Virgem Maria, com São José, mereçamos ser recebidos por Vós nos eternos palácios do céu. Vós que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

Invocações

Jesus, José e Maria, vos dou meu coração e a minha alma.

Jesus, José e Maria, assisti-me em minha última agonia.
Jesus, José e Maria, convosco descanse em paz a minha alma.

Oração pela Família


Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.
Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.
Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre.
Amém!




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Paz e bem a todos pedido

Olhe o dia amanhecendo e você vai sentir que, em quase tudo, há anjos tecendo o alvorecer. Uns são raios de sol que vêm descendo, para iluminar o que de bom a gente sonha fazer. Outros são canções suaves que quando em silêncio, a gente ouve em toda fonte que jorra, em cada onda que bate, em cada sopro de vento, em cada silvo selvagem, em cada bicho que corre, em cada flor ao nascer. Eles são fontes de energia e proteção, presentes em seus planos, desejos, vontades, em tudo o que o amanhecer inspira. Só que é preciso fechar os olhos para ver, e ouvir o coração dizendo que a gente é como gota d'água, nesse mar imenso do universo, com o poder infinito de transformar o que é invisível em cores do arco-íris. Acredite. Cada manhã dá luz a um novo dia, mas é você quem faz nascer à alegria. Evangelize..Quando todos te condenar quando ninguém te escutar Ele escuta e perdoa, pois Ele é Jesus perdão! Quando todos te abandonar e ninguém te queira ver Ele te segue e procura pois Jesus é compreender! Quando todos te negarem um carinho, um beijo, um olhar, Ele te ampara e acarinha pois ser de Jesus é sempre se doar. Hei, Ele se doou por você, por nós, então vamos fazer a nossa parte Evangelizando.

Oração de fé

Oh! Criador do Mundo, Tu que Disseste: Peças e Receberás, embora esteja nas alturas, em Vossa Divina Glória, inclinai seus ouvidos a esta humilde criatura para satisfazer-me o desejo. Ouve minha prece. Oh! Pai Amado, fazei que por vossa vontade eu obtenha a graça que tanto desejo (pedido). Deus, supre agora todas as minhas necessidades, segundo as Suas riquezas em Glória, e serei sempre grato por sua Grça sempre ativa, presente, imutáveil e abundante em minha vida e que isso seja feito pelo poder e nome do Vosso Adorado Filho Jesus. Salmo 23: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Me faz deitar em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu está comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. ( Rezar esta prece pela manhã sete vezes, juntamente com o Salmo 23 e o Pai Nosso.

São Jorge – Guerreiro e oração

São Jorge – Guerreiro

Em 23 de abril se homenageia São Jorge e muitos não sabem nada sobre ele. Quem foi, o que fez, como morreu, etc. Eu, particularmente, tenho uma grande admiração e gratidão, pois sempre que precisei de sua força, aconteceram milagres em minha vida. Não é à toa que Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu, Jorge Benjor, Caetano Veloso e tantos outros artistas brasileiros o veneram. Filho de pais cristãos, Jorge nasceu na Capadócia, região que hoje pertence à Turquia e logo tornou-se um jovem soldado, em torno do séc. III d.c., do Império Romano. Seguidor das palavras do Mestre Jesus, Jorge foi para a Palestina com sua mãe, depois que seu pai faleceu. Por ser dedicado e responsável, foi logo promovido a capitão do exército do imperador Diocleciano. Com apenas 23 anos, o imperador lhe concedeu o título de conde, elevando-o a tribuno militar e ao conselho militar, passando a residir na corte imperial, em Roma.
O reinado romano fazia sacrifícios aos deuses e Apolo era um deles. E uma das vezes em que o imperador recorreu aos sacerdotes, segundo a interpretação extraída do IV volume do "Flos Sanctorum", eles disseram que havia justos na Terra e que se chamavam cristãos. A partir de então, iniciou-se uma perseguição implacável contra os seguidores do Mestre Jesus. Diocleciano reuniu todos os senadores e governadores e determinou sua extinção. Misturavam-se assim aos ladrões e matadores da época, nas prisões romanas, todos aqueles que seguiam Cristo.
orge, rico por herança familiar, distribuiu tudo aos pobres e numa das reuniões do conselho do senado, lançou seu desagravo contra a ira dos romanos pelos cristãos.
Perplexos, perguntaram-lhe quem lhe dera tamanha ousadia para falar dessa forma na Assembléia. Respondeu, então, Jorge: "A verdade".
O imperador ainda não havia desistido e numa última tentativa de reverter a situação, ofereceu-lhe todas as honras que um romano poderia alcançar, desde que negasse Jesus e a Deus. Jorge rejeitou as honrarias e com isso foi mandado para o cárcere debaixo de estocadas de pontas de lança. Puseram-lhe grilhões nos pés e sobre o seu peito, uma grande pedra.
No dia seguinte, submeteram-lhe a uma roda grande e cheia de navalhas para que fosse despedaçado. Por baixo dela (a roda estava pendurada), havia tábuas nas quais estavam pregadas muitas pontas agudas como canivetes de sapateiro. Puseram-no entre as tábuas e a roda, atado com loros (correia dupla que se amarra o estribo à sela).
Jorge mantinha-se firme e cantava orações para agüentar. Foi quando diante do Imperador Diocleciano surgiu uma imensa luz branca, seguida de um trovão e uma voz soou que muitos ouviram, a qual disse: "Não temas, Jorge, porque estou contigo". “Daí a pouco surgiu um homem vestido de branco, em cima da roda, muito resplandecente no rosto, e deu a mão ao Santo Mártir, e abraçando-o mandou desatá-lo; e logo desapareceu aquele varão de tanta claridade e ficou Jorge solto, livre e são, dando graças a Deus”. Conta-nos os escritos de "Flos Sanctorum".

O imperador não descansou. Mandou Jorge para uma fornalha de cal virgem, três dias, ordenando que o vigiassem para que não viesse de nenhuma parte ajuda alguma. Mais uma vez Jorge saíra ileso da tortura. Mas o imperador não desistia. Mandou calçar-lhes chinelos de ferro ardente, confeccionados com pregos voltados para cima e, ser levado ao cárcere com açoites e zombarias. Disse Diocleciano: "Agora veremos Jorge, se diante dos nossos olhos fazes milagres!” Mas continuava a tortura a não lhe fazer efeito. O imperador mandou chamar Athanasio, o mágico da localidade. Era um feiticeiro a quem Diocleciano ordenou que destruísse Jorge. O mágico preparou bebidas com poderosos venenos para quebrar-lhes a fé e o poder que pensava vir de feitiçaria. Nada adiantou. Como última tentativa de desacreditar os seus poderes, ordenou que ressuscitasse um morto, que ali próximo estava enterrado. Após este feito, não havia como estancar a peregrinação do povo em sua direção. E quanto mais aumentavam seus seguidores, mais o imperador o odiava. Sua maior seguidora foi sua própria esposa, a imperatriz Alexandra.
E assim o tirano, cheio de ira, o mandou degolar fora da cidade, em Nicomédia, o que ocorreu no dia 23 de Abril de 303. Seu corpo foi sepultado em Lídia (Antiga Dióspolis), e o imperador Cristão Constantino mandou erguer um oratório aberto aos fiéis para que o Culto ao Santo fosse espalhado. Sua fama percorreu o Egito, a Armênia, a Grécia, a Itália (era padroeiro de Gênova), a Alemanha, a França, as Gálias, a Inglaterra (é padroeiro de lá).
Na Primeira Guerra Mundial eram oferecidas medalhas com sua imagem aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade pelos serviços prestados aos feridos. Os pintores Raphael, (1483-1520) Carpaccio (1450-1525) e Donatello (1386-1466), honraram-lhe a história.
Em 9 de maio de 1969, com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI, o dia de São Jorge tornou-se opcional, retirando do calendário as comemorações dos santos dos quais não havia documentação histórica. Mas o fato da celebração do Dia de São Jorge tornar-se opcional não significa o não reconhecimento do santo.

Oração


Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade

Oração

Com esta chave abençoada eu peço a Deus pela intercessão de São Jorge, que me conceda a graça de abrir: meu coração para o bem; meus caminhos para os bons negócios; as portas da prosperidade, da caridade e da paz para eu viver sempre feliz. Com esta chave, em nome de Deus, eu fecho: o meu corpo contra as maldades deste mundo; contra as perseguições e espíritos malignos. Que meu anjo da guarda sempre me ilumine e me guarde. Com o poder da fé, misericórdia de Deus e a ajuda de São Jorge, Amém”.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, protejei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.Deus o submeta, instantemente vos pedimos e vós, ó Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas.
Amém

Oração a São Rafael Arcanjo

Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tornar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrenas.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. Assim seja

Santo Expedito e Oração


Santo Expedito
(Patrono das Causas Urgentes)
Hoje nossa Igreja comemora o dia de Santo Expedito, Soldado Romano, traja uma capa vermelha e está com o pé em cima de um corvo, ave conhecida pelos atrasos intermináveis. O corvo grita sem fim Cras! Cras!, que significa amanhã e, Santo Expedito que apresenta em uma das mãos, a cruz com a inscrição Hodie, que significa hoje, consegue a pronta solução de algumas questões. Na outra ,mão Santo Expedito carrega uma palma, símbolo do martírio. É conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes, dos viajantes e patrono nas causas urgentes.
A utilização do nome Expedito e o seu significado não é tão certo como a época e local em que o santo morreu, tem várias explicações: A primeira delas é que existiam duas espécies de soldados: o "expeditus" e o "impeditus". O expeditus" recebida essa designação porque carregava um armamento leve e era desembaraçado do encargo ao qual o "impeditus" recebia.,A parte formada pelos "expeditus" podia seguir a frente do exército formando um corpo inteiro na defesa do território. Coincidentemente, Santo Expedito fazia parte desse grupo e o nome "Expeditus" teria se tornado nome próprio. Outra explicação vem da característica frequente dos romanos em apelidar as pessoas, assim, o nome Expedito foi dado devido a um traço de caráter desse santo, que é a presteza e a prontidão no cumprimento de seu dever. Ele era chefe da 12 Legião Romana, sediada em uma das províncias romanas da Armênia. O fato de ter ocupado cargo tão elevado pode ser explicado pela preferência pelos cristãos, dada pelo imperador Dioclesiano para os postos importantes na administração e no exército.
Por ordem de César Galero, o imperador Diocleciano tinha obrigado os oficiais cristãos de seu exército a renunciarem a religião. Muitos oficiais já haviam pago com a vida pela recusa.
Santo Expedito, a exemplo de São Sebastião, que também participou de cargos importantes em outras legiões e que se recusou a renunciar a religião, foi flagelado até derramar sangue e então teve a cabeça decepada.
Acredita-se que Santo Expedito tenha nascido na cidade de Malatia, situada entre Armênia e Capadócia. Segundo a história, a Armêniua foi considerada uma terra de predileção. A Sagrada Escritura conta que foi nas montanhas armênicas do Ararat que a Arca de Noé parou quando as águas do diluvio começaram a baixar. Também foi essa mesma região que recebeu as pregações dos Apóstolos Judas Tadeu, Simão e Batolomeu.A devoção a memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha e França. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.

O santo das causas urgentes 

Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, Socorrei-me nesta Hora de Aflição e Desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro. Vós que sois o Santo dos Aflitos. Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu pedido (pedido). Ajudai-me a superar estas Horas Difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, Protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a Paz e a Tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado.

São Brás Oração

                                        São Brás Protetor das doenças da garganta


Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. A bênção de São Brás: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

São Camilo de Léllis e Oração



Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.

Porém, ele deu um 'sim' ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos 'Camilianos'. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado. São Camilo partiu para o céu em 1614.São Camilo de Léllis, rogai por nós!

Oração a São Camilo de Léllis Protetor dos Enfermos - (14 de julho)


Piedosíssimo São Camilo que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assistí-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja. São Camilo de Léllis, rogai por nós.

Oração de uma criança abandonada

Está Oração foi criada pelo Sr.Carlos Conrado 12/11/09


Querido Papai do Céu,Não sei se o senhor tem barba,Mas sei que não é igual a eu.Queria estar contigo agora.Pois aí deve ter pão de sobra
E um lugar coberto neste céu,
Para eu me deitar quando estiver cansado,
Nestas nuvens parecidas com algodão.
Senhor por ti junto minhas mãos
E peço sabedoria de gente grande.
Papai do Céu eu quero

Que eu e meus irmãos possamos
Ir a escola e deixar
De pedir esmola para sempre.
Dizem que o senhor
Ama todo mundo, que não rouba e nem mente,
Por isto vou te amar.
Não tenho muito a te oferecer,
Mas mesmo que eu continue nas ruas,
Eu vou te honrar e agradecer
Pois tu és o meu super-herói!...
Senhor se eu me comportar
Talvez eu ganhe mais
Que uma bicicleta, talvez
Eu ganhe um lar.
Querido Papai do Céu
Abençoa todo mundo.
Dá-me uma mãe para amar,
Um peixinho e um cachorro
E diz a quem precisa escutar,
Que o amor não é só namorar

Prece do Pão


Senhor!Entre aqueles que te pedem proteção, estou eu também, servo humilde a quem mandaste extinguir o flagelo da fome.Partilhando o movimento daqueles que te servem, fiz hoje igualmente o meu giro.

Vi-me frequentemente detido, em lares faustosos, cooperando nas alegrias da mesa farta, mas vi pobres mulheres que me estendiam, debalde, as mãos!...
Ví crianças esquálidas que me olhavam ansiosas, como se estivessem fitando um tesouro perdido.
Encontrei homens tristes, transpirando suor, que me contemplavam, agoniados, rogando em silêncio, para que lhes socorresse os filhinhos largados ao extremo infortúnio...
Escutei doentes que não precisavam tanto de remédio, mas de mim, para que pudessem atender ao estômago torturado!...
Ví a penúria cansada de pranto e reparei, em muitos corações desvalidos, mudo desespero por minha causa.
Entretanto, Senhor, quase sempre estou encarcerado por aquelas mesmas criaturas que te dizem honrar.
Falam em teu nome, confortadas e distraídas na moldura do supérfluo, esquecendo que caminhaste, no mundo, sem reter uma pedra em que repousar a cabeça.
Elogiam-te e exaltam-te a glória, sem perceberem, junto delas, seus próprios irmãos fatigados e desnutridos.
E, muitas vezes, depois de formosas dissertações em torno de teus ensinos, aprisionam-me em gavetas e armários, quando não me trancam sob a tela colorida de vitrines custosas ou no recinto escuro dos armazéns.
Ensina-lhes, Senhor, nas lições da caridade, a dividir-me por amor, para que eu não seja motivo à delinquência.
E, se possível, multiplica-me, por misericórdia, outra vez, a fim de que eu possa aliviar todos os famintos da Terra, por que, um dia, Senhor, quando ensinavas o homem a orar, incluiste-me, entre as necessidades mais justas da vida, suplicando também a Deus:


"O pão nosso de cada dia daí-nos hoje."

Prece a Maria


Maria de Nazaré, que fostes digna de abrigar no Vosso ventre de mulher fluidos magnéticos durante nove meses, fluidos estes que envolveram o corpo perispiritual de Jesus, o Filho de Deus.

Rogo-vos proteger-me contra as insídias dos espíritos da cólera, da ira, das palavras duras.
Amigos e irmãos espirituais, todos os bons espíritos, amparai-me e livrai-me dos espíritos grosseiros, dos maus, dos briguentos.
Seja esta minha prece ouvida no Plano Maior, onde reina o nosso Jesus, que está ao lado de Deus, nosso Pai amigo.
Ajudai-me, Maria, a tratar bem as pessoas e a respeitá-las.Ajudai-me, não deixes que eu trate mal a ninguém.Selai meus lábios, a ninguém me deixes ofender, como me amais, Senhora, fazei com que o meu coração só tenha amor e respeito por todos os que cruzarem o meu caminho.Não me deixes cair em tentação, levado pelo nervosismo.Ajude-me, Senhora, a me auto-educar.


Assim Seja.

Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!
Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!
Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.
Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.


Assim Seja.

Oração na Cruz Medalha de São Bento

Cruz de Santo Pai Bento.
Que a Santa Cruz seja minha luz.
Que o demônio não seja o meu guia.
Afasta-te, Satanás. Não me persuadas a fazer coisas más.
Aquilo que sugeres é mau. Bebe tu mesmo o teu veneno
Amém

São Benedito e Oração


São Benedito  (Sicília, 31 de Março de 1524 - Palermo, 4 de Abril de 1589) (São Benedito, o Negro, ou São Benedito, o Africano ou São Benedito, o Mouro) - Santo da Igreja Católica Apostólica Romana.Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele.Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.

São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país. Na porta de sua cela, no Convento de Santa Maria de Jesus em Palermo se encontra uma placa com a inscrição em italiano indicando que era a Cela de São Benedito e embaixo as datas 1524-1589, para indicar as datas do nascimento e de sua morte. Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524. Todos os anos asseguir a páscoa, há uma missa e festa em sua honra na localidade de coval,concelho de Santa Comba Dão

Oração a São Benedito - (31 de março)

São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e judai-me a desalojar de meu coração toda a segregação racial e reconhecer todos os homens por meus irmãos.
São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço de coração (pedido). Por Jesus Cristo, Nosso Senhor
Amém.

Oração a Santo Afonso

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, no Reino de Nápoles, no dia 27 de Setembro de 1696. De rara inteligência, recebeu em 1712 o doutorado em direito civil e canônico. Não lhe faltaram temperamento e dons artísticos: poeta, músico, arquiteto, pintor.Era o primogênito de uma família bastante numerosa, pertencente à nobreza napolitana. Recebeu uma esmerada educação em ciências humanas, línguas clássicas e modernas, pintura e música. Compôs um Dueto da Paixão, como também o cântico de Natal mais popular da Itália, Tu Scendi dalle Stelle, e numerosos outros hinos. Terminou os estudos universitários alcançando o doutorado nos direitos civil e canônico e começou a exercer a profissão de advogado. No ano 1723, depois de um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica e, não obstante a forte oposição do pai, começou os estudos eclesiásticos.Foi ordenado presbítero a 21 de dezembro de 1726, aos 30 anos. Viveu seus primeiros anos de presbiterado com os sem-teto e os jovens marginalizados de Nápoles. Fundou as "Capelas da Tarde", que eram centros dirigidos pelos próprios jovens para a oração, proclamação da Palavra de Deus, atividades sociais, educação e vida comunitária.
Na época da sua morte, havia 72 dessas capelas com mais de 10 mil participantes ativos.
No dia 9 de novembro de 1732, Afonso fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como Redentorista, para seguir o exemplo de Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres e aos mais abandonados. Daí em diante, dedicou-se inteiramente a esta nova missão. Afonso escreveu diversas obras importantes para a Igreja sobre espiritualidade e teologia 111 obras, que tiveram 21.500 edições e foram traduzidas em 72 línguas. Mas, sua maior contribuição para a Igreja foi na área da reflexão teológica moral, com a sua Teologia Moral. Esta obra nasceu da experiência pastoral de Afonso, da sua habilidade em responder às questões práticas apresentadas pelos fiéis e do seu contato com os problemas do dia-a-dia. Combateu o estéril legalismo que estava sufocando a teologia e rejeitou o rigorismo estrito do seu tempo, produto da elite poderosa.Em 1762, aos 66 anos foi ordenado bispo de Santa Ágata dos Godos.No dia 1º de agosto de 1787, morreu entre os seus no Convento de Pagani.
Foi canonizado em 1831 pelo Papa Gregório XVI e declarado Doutor da Igreja (1871) e Padroeiro dos Moralistas e Confessores (1950).

Oração a Santo Afonso - (1 de agosto)

Ó glorioso padroeiro Santo Afonso, Tu, que com fé e as virtudes imitaste Jesus Cristo no serviço aos pobres e abandonados, aumenta nossa sensibilidade, ilumina nossa mente e fortalece nossa vontade para cooperarmos com Cristo na obra da Redenção.
Tu, que és exemplo espiritual para o nosso viver, dá-nos o ardor de teu zelo, para que sejamos uma paróquia redentorista missionária.
Sustenta-nos no caminho da santidade.
Consola os aflingidos pela dor, protege os idosos, ilumina os jovens e guarda as crianças.
Abençoa a Congregação Redentorista e intercede pelas vocações.
Pede a Maria por nós, para que sejamos discípulos fiéis do Redentor.
Amém.

Santo Agostinho e Oração

Agostinho nasceu a 13 de novembro de 354, em Tagaste, pequena cidade da atual Argélia.
Na cidade natal transcorreram sua infância e juventude, um ambiente limitado de um povoado perdido entre montanhas. Talhado para a oratória, ele lê e decora trechos de poetas e prosadores latinos.
Aprende elementos de música, física e matemática. Em Cartago fez seus estudos superiores e ali também entrou em contato com a alegria e esplendor das cerimônias em honras aos deuses protetores do Império.
Embora seja descrito como um jovem ponderado, dedicado aos livros, ele confessa que “amar e ser amado era uma coisa deliciosa”. Ele passou a viver com uma mulher a quem foi fiel, tendo se tornado pai em 373, com apenas 19 anos. Seu filho, de nome Adeodato, morreria aos 17 anos. Desejava se destacar na eloqüência, confessa, por orgulho. Desejava ser o melhor.
Um livro de Cícero o alerta que “a verdadeira felicidade reside na busca da sabedoria.”
Retorna à sua cidade natal e se dedica ao ensino, por treze anos, depois ensina em Cartago e Roma. Dedicou-se ao estudo das Escrituras, contudo, achou seu estilo tão simples que se desiludiu e o abandonou. Em Milão parecia ser um homem feliz: pago pelo Estado, personagem quase oficial (ocupava a cátedra da eloqüência), respeitado como professor. No entanto, ele se mostra inquieto. Busca a verdadeira alegria e não a encontra. Afeiçoou-se ao maniqueísmo, doutrina do profeta persa Mani. Após 12 anos, insatisfeito com as respostas que a doutrina não lhe dava, recomeça a ler os Evangelhos e assistir os sermões do bispo Ambrósio, que o recebeu como um pai. Uma canção infantil, na voz cristalina de uma criança que insiste “Toma, lê”, faz com que ele procure o livro a respeito de São Paulo e retorne em definitivo ao cristianismo.
Sua vida daquele momento em diante seria meditar, escrever livros, discursar.
Em 391, é chamado a Hipona, um grande centro comercial de cerca de 30.000 habitantes. Cinco anos depois seria sagrado bispo auxiliar de Hipona.
Grande era a luta, à época contra as chamadas heresias. Agostinho, sempre orador oficial, nos sínodos e concílios em Cartago nunca esquece que “mais valioso que a palavra é o amor fraterno...
Os olhos dos doentes queimam, por isso são tratados com delicadeza... Os médicos são delicados até com os doentes mais intolerantes: suportam o insulto, dão o remédio, não revidam as ofensas.”
As palavras que mais aparecem em seus escritos são amor e caridade. Por vezes, desenvolvendo uma idéia interrompe seu raciocínio para deixar escapar gritos de amor a Deus: “Ó Senhor, amo-Te. Tu estremeceste meu coração com a palavra e fizeste nascer o amor por Ti. Tarde Te amei, ó Beleza tão amiga e tão nova, tarde Te amei... Tocaste-me, e ardo de desejo de alcançar a Tua paz.” Duas vezes por semana falava na Igreja da Paz. Certa vez, discorrendo a respeito de São João se entusiasmou de tal forma que pregou durante cinco dias consecutivos, sempre aplaudido. Mas, dizia: “Vossos louvores são folhas de árvores; gostaria de ver os frutos.”
Tal era a admiração que tinham por Agostinho, que chegaram a acreditar que ele fosse capaz de produzir curas e lhe levavam doentes. “Se eu tivesse poder para curar”, dizia, “curaria a mim mesmo”. A doença que o tomou durou poucos dias. Percebendo que se avizinhava a morte, pediu que o deixassem a sós, para orar. Morreu na noite de 28 para 29 de agosto de 430, aos 76 anos. Não deixou testamento, mesmo porque não tinha bens.
Os pintores medievais o retratam com o livro na mão e o coração em chamas. O livro simboliza a ciência, o coração inflamado, o amor. Sabedoria e amor foram os seus dons inseparáveis. Interessante anotar que embora seja sempre retratado com muita pompa e luxo, mesmo como bispo ele se recusava a usar o anel e a mitra.
Esse espírito foi convidado a participar da equipe do Espírito da Verdade e suas ponderações podem ser encontradas em vários momentos da Obra Kardeciana, entre eles em O livro dos espíritos (prolegômenos, resposta às questões 495, 919 e 1009), O evangelho segundo o espiritismo (cap. III, itens 13 e 19; cap. V, item 19; cap. XII, itens 12 e 15; cap. XIV, item 9; cap. XXVII, item 23), O livro dos médius (cap. XXXI, dissertações de número 1 e XVI - Acerca do espiritismo / Sobre as sociedades espíritas).

Oração a Santo Agostinho - (28 de agosto)

Bem aventurado Santo Agostinho, lembrai-vos, na vossa glória, dos pobres pecadores. Como Vós outrora, eles hoje trilham os caminhos do mal, arrastados pela ignorância ou pelas paixões.Compadecei-vos deles e fazei que, nas suas mentes e nos seus corações, irradie a luz da verdade e triunfe a força da graça a fim de que, à vossa imitação, quebrem os grilhões do pecado que os escraviza, espantem as trevas do erro que os sufoca e, vencidos pela ternura das consolações divinas, a Deus se convertam e vivam como filhos obedientes e soldados destemidos da Igreja.
Assim seja.
Amém

Abençoa mãe teus filhos

O virgem santissima proteigei-nos de todo mal limpando-lhe os corações perversos fazendo com o que teus filhos venha ao teu encontro junto ao senhor .
Que as crianças venham fazer um mundo
diferente .
Que anjos ,arcanjos estejam conosco em nome do Pai do Filho Espirito Santo
 Amém

Indulgência plenária para as almas de defuntos

Pode manter-se o costume de celebrar Vésperas de Defuntos depois das II Vésperas do dia 1 de Novembro, com participação dos fiéis, assim como outros exercícios de piedade tradicionais estimados pelos fiéis. «Concede-se indulgência parcial ao fiel que devotamente rezar Laudes ou Vésperas do ofício de defuntos».

«Ao fiel que devotamente visitar o cemitério e nele orar, ainda que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do Purgatório; esta indulgência é plenária em cada um dos primeiros oito dias de Novembro; nos restantes dias do ano, será parcial».
«Para ganhar a indulgência plenária, requer-se o cumprimento da obra indulgenciada e das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. É necessário, além disso, que não exista nenhum afecto a qualquer pecado, mesmo venial. Se faltar esta plena disposição, ou se não se cumprem as condições indicadas (...) a indulgência será apenas parcial»

Orações para as almas no purgatórios

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria,
de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular,
como a Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meud pecados, e me prostro a vossos pés.
Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém
Refugium peccatorum, Ora pro nobis - Ave Maria
Consolatrix afflictorum, Ora pro nobis - Ave Maria
Auxilium Christianorum, Ora pro nobis - Ave Maria
Esta oração concede uma indulgência aplicável de três anos toda vez às almas do Purgatory, que você diz para isso. Indulgência está completa se a oração disse diariamente durante um mês inteiro.

Orações ( Glória ao Pai,Ao Anjo da Guarda,Repouso Eterno )

GLÓRIA AO PAI

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio , agora e sempre.
Amém


ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor;
meu zeloso guardador,
já que a ti me confiou
a piedade divina,
sempre me rege,
guarda, governa e ilumina.
Amém


REPOUSO ETERNO

Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno.
E brilhe para eles a vossa luz.

Descansem em paz. Amém.

Ato da contrição

Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus e sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo firmemente, ajudado com a vossa graça, fazer penitência e fugir às ocasiões de pecar. Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Oração do Credo

Creio em um só Deus
Pai todo-poderoso,
criador do céu e da terra
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos;
Deus de Deus,
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
gerado, não criado,
consubstancial ao Pai.
Por ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa
salvação, desceu dos céus
e se encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob
Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as Escrituras,
e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele falou pelos profetas.
Creio na Igreja,
una, santa, católica e apóstolica.
Professo um só batismo
para a remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos
e vida do mundo que há de vir.
Amém.

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
Ó Clemente,
Ó Piedosa,
Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

Ave Maria

Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vóis entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém

Oração a São Francisco de Assis e um pouco de sua história


            (4 de outubro)


O nascimento:

Filho de Pietro Bernardone e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, província da Umbria no centro da Itália.
Seu pai era um rico e próspero comerciante de tecidos, que viajava frequentemente em negócios principalmente para França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa, Dona Pica. A mãe de Francisco, foi de fato a mulher da sua vida e foi ela que emocionado muitas vezes invocou. Francisco sempre nutriu uma atenção e um carinho especial pela relação materna em geral.
A sua grande ligação espiritual a Maria, mãe de Jesus, é mais um sinal do seu particular respeito e Amor pelas mães de todo o mundo.
Era frequente usar a relação materna em geral, como exemplo de Amor nos seus diálogos e pregações.
Em relação ao pai, apesar do amor e respeito que nutria por ele, a relação não foi um exemplo e assim conheceu alguns episódios desagradáveis.
Francisco teve um irmão, de que a história pouco fala.
Chegado o momento do parto, Dona Pica, assistida por várias pessoas que ajudavam, teve muitas dificuldades e o nascimento da criança parecia se complicar.
Eis que batem à porta, e a criada ao atender depara-se com um mendigo que lhe transmite que a senhora da casa deverá dar à luz no estábulo da casa, junto aos animais.
Dona Pica, ao saber do sucedido, pediu ajuda às criadas para a levarem até ao estábulo. Lá chegada, a criança nasceu e foi lhe dado o nome de João (Giovanni). O pai, quando regressou, em homenagem à França, mudou-lhe o nome para Francisco.



A Juventude

Francisco era o líder da juventude de sua cidade. Alegre, amante da música e das festas, com muito dinheiro para gastar, tornou-se rapidamente um ídolo entre seus companheiros. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para as belas damas de sua cidade.
A Itália, como toda a Europa daquela época, vivia uma fase bastante conflituosa de sua história, marcada pela passagem do sistema feudal (baseado na estabilidade, na servidão e nas relações desiguais entre vassalos e suseranos) para o sistema burguês, com o surgimento das "comunas" livres (pequenas cidades).
Eram frequentes, nesta época, guerras e batalhas entre os senhores feudais e as emergentes comunas. Como todo jovem ambicioso de sua época, Francisco desejava conquistar, além da fortuna, também a fama e o título de nobreza. Para tal, fazia-se necessário tornar-se herói em uma dessas freqüentes batalhas. No ano de 1201, incentivado por seu pai, que também ansiava pela fama e nobreza, Francisco partiu para mais uma guerra que os senhores feudais, baseados na vizinha cidade de Perúsia, haviam declarado contra a Comuna de Assis.
Durante os combates, em uma tarde de inverno, Francisco caiu prisioneiro, sendo levado para a prisão de Perúsia, onde permaneceu longos e gelados meses. Para um jovem cheio de vida como ele, a inércia da prisão deve ter sido especialmente dolorosa. Somente seu espírito alegre, seu temperamento descontraído e seu gosto pela música o salvaram do desespero. Encontrava ainda forças para reconfortar e reanimar a seus companheiros de infortúnio.
Costumava dizer, em tom de brincadeira para seus companheiros: "Como quereis que eu fique triste, sabendo que grandes coisas me esperam? O mundo inteiro ainda falará de mim!"
Ao término de um ano foi solto da prisão, retornando para Assis, onde se entregou novamente aos saudosos divertimentos da juventude e às atividades na casa comercial de seu pai.


Enfermidade e o início da conversão

O clima insalubre da prisão, agravado pelos prolongados meses de inverno, haviam-lhe enfraquecido o organismo, provocando agora uma grave enfermidade. Depois de longos meses de sofrimento, sem poder sair da cama, finalmente conseguiu melhorar. Ao levantar-se, porém, não era mais o mesmo Francisco. Sentiu-se diferente, sem poder compreender o porquê. A verdade é que a humilhação e o sofrimento da prisão, somado ao enfraquecimento causado pela doença, provocaram profundas mudanças no jovem Francisco. Foi o caminho que Deus escolheu para entrar mais profundamente em sua vida. Já não sentia mais prazer nas cantigas e banquetes em companhia dos amigos. Começou a perceber a leviandade dos prazeres puramente terrenos, embora ainda não buscasse a Deus. Na verdade, Francisco não nasceu santo, mas lutou muito para se tornar santo!
Francisco havia perdido o gosto pelos prazeres mundanos, mas conservava ainda a ambição da fama. Por esse motivo, sonhava com a glória das armas e a nobreza, que se conquistavam nos campos de batalha.
Por isso, aderiu prontamente ao exército que o Conde Gentile de Assis estava organizando para ajudar o Papa Inocêncio III na defesa dos interesses da Igreja. Contou para isso com a aprovação entusiasmada do pai, que vislumbrava aí a oportunidade tão longamente esperada de enobrecer sua família. Deus, porém, lhe reservava algumas surpresas ...
Antes de partir, num impulso de generosidade, Francisco cedeu a um amigo mais pobre os ricos trajes e a armadura caríssima que havia preparado para si. Isso lhe valeu um sonho estranho: viu um castelo repleto de armas destinadas a ele e a seus companheiros. Francisco não conseguiu entender o significado do sonho. Pensou que estava, talvez, destinado a ser um famoso guerreiro! O fato é que o sonho não lhe saía do pensamento.
Ao chegar ao povoado de Espoleto, Deus tornou a lhe falar em sonhos, desta vez com maior clareza, de modo que ele reconheceu a voz divina que lhe perguntava: "A quem queres servir: ao Servo ou ao Senhor?" Francisco respondeu prontamente: "Ao Senhor, é claro!" A voz tornou a lhe falar: "Por que insistes então em servir ao servo? Se queres servir ao Senhor, retorna a Assis. Lá te será dito o que deves fazer!" Francisco entendeu, então, que estava buscando apenas a glória humana e passageira. Estava fazendo a vontade de pessoas ambiciosas e mesquinhas e não a vontade do Senhor do Universo.
Desafiando os sorrisos de desdém dos vizinhos e a cólera de Pedro Bernardone, contrariado em seus projetos, Francisco retornou a Assis, dando prova da energia de seu caráter e do valor do seu ânimo, virtudes que se mostrariam valiosas mais tarde nos percalços de seu novo caminho.
Começou a longa busca e a longa espera: "O que Deus quer de mim? O que Ele quer que eu faça?" Era esse o constante questionamento de Francisco.
Para tentar desvendar os desígnios de Deus, passou a se dedicar à oração e à meditação. Percorria campos e florestas em busca de lugares mais tranquilos, em busca de respostas para suas dúvidas e inquietações. Para ele, tudo passou a ter outro sentido. Passou a enxergar as coisas com outros olhos e outro coração.





Viagem a Roma

Em busca de respostas, decidiu viajar para Roma, isso no ano de 1205. Visitou a tumba do Apóstolo São Pedro e, indignado pelo que viu, exclamou: "É uma vergonha que os homens sejam tão miseráveis com o Príncipe dos Apóstolos!" E jogou um grande punhado de moedas de ouro, contrastando com as escassas esmolas de outros fiéis menos generosos. A seguir, trocou seus ricos trajes com os de um mendigo e fez sua primeira experiência de viver na pobreza. Voltou a Assis, à casa paterna, entregando-se ainda mais à oração e ao silêncio.
A família e os amigos estavam preocupados com o jovem Francisco: o que lhe estaria acontecendo? Será que ainda estava em pleno juízo? Seu pai, então, não se conformava! Não era isso que ele tinha sonhado para seu filho! Indignado, forçava-o a trabalhar cada vez mais em seu estabelecimento comercial.

O beijo no leproso e o novo chamado de Deus

Em 1206, passeando a cavalo pelas campinas de Assis, viu um leproso, que sempre lhe parecera um ser horripilante, repugnante à vista e ao olfato, cuja presença sempre lhe havia causado invencível nojo.
Mas, então, como que movido por uma força superior, apeou do cavalo, e, colocando naquelas mãos sangrentas seu dinheiro, aplicou ao leproso um beijo de amizade.
Falando depois a respeito desse momento, ele diz: "O que antes me era amargo, mudou-se então em doçura da alma e do corpo. A partir desse momento, pude afastar-me do mundo e entregar-me a Deus".
Pouco depois, entrou para rezar e meditar na pequena capela de São Damião, semi destruída pelo abandono. Estava ajoelhado em oração aos pés de um crucifixo bizantino, que a piedade popular ali venerava, quando uma voz, saída do crucifixo, lhe falou: "Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas". Não percebendo o alcance desse chamado e vendo que aquela Igrejinha estava precisando de urgente reforma, Francisco regressou a Assis, tomou da loja paterna um grande fardo de fina fazenda e vendeu-a. Retornando, colocou o dinheiro nas mãos do sacerdote de São Damião, oferecendo-se para ajudá-lo na reconstrução da capela com suas próprias mãos.
Conhecendo o caráter de Pedro Bernardone, é fácil imaginar sua cólera ao ver desfalcada sua casa comercial e perdido o seu dinheiro. Não bastava já o desfalque que dava ao entregar gratuitamente mercadorias e alimentação para os "vagabundos" necessitados? Agora mais essa! E Francisco teve que se esconder da fúria paterna.
Certo dia saiu resolutamente a mendigar o sustento de porta em porta na cidade de Assis. Para Bernardone isso já era demais! Como podia ele envergonhar de tal forma sua família? Se seu filho havia perdido o juízo, era necessário encarcerá-lo! Assim, Francisco experimentou mais uma vez o cativeiro, desta feita num escuro cubículo debaixo da escada da própria casa paterna. Depois de alguns dias, movida pela compaixão, sua mãe abriu-lhe às escondidas a porta e o deixou partir livremente para seguir o seu destino.

Sermão das aves

Certo dia, Francisco saiu para uma missão. Entre Cannara e Bevagna, num local silvestre, onde havia um pequeno descampado e ao redor muitas árvores de todas as espécies.
Em cima das árvores, voando em revoadas e espalhadas pelo chão no descampado, muitas aves, que cantavam e se confraternizavam com grande alarido.
O Santo falou a seus discípulos: "Esperem um momento, vou pregar às nossas irmãzinhas aves!"
Entrou no campo indo de encontro às aves que estavam no chão. E mal começou a pregar, as que estavam nas árvores desceram. Nenhuma se mexia, embora andando ele passasse perto e mesmo chegasse a roçar nelas com a extremidade de sua veste! E dizia às aves:
"Minhas irmãzinhas aves, vocês devem muito a DEUS, o CRIADOR, e por isso, em todo lugar que estiverem devem louva-LO, porque ELE lhes permitiu que voassem para onde quisessem, livremente, da mesma forma que devem agradecer o alimento que ELE lhes dá, sem que para isso tenham que trabalhar; agradeçam ainda a bela voz que o SENHOR lhes proporciona, que lhes permitem realizar lindas entonações! Vejam, minhas queridas irmãzinhas, vocês não semeiam e não ceifam. É DEUS quem lhes apascenta, quem lhes dá os rios e as fontes, para saciar a sede; quem lhes dá os montes e os vales, para o seu refúgio e lazer, assim como lhes dá as árvores altas, para fazerem os ninhos. Embora não saibam fiar e nem coser, DEUS lhes concede admiráveis vestimentas para todas vocês e seus filhos, porque ELE lhes ama muito e quer o bem estar de vocês. Por isso, minhas irmãzinhas, não sejam ingratas, procurem sempre se esforçarem em louvar a DEUS."
Acabando de dizer-lhes estas palavras, todas as aves num gesto quase uniforme, começaram a abrir os bicos e esticar os pescoços, à medida que abriam as asas e inclinavam reverentemente a cabeça até a terra, cantando, demonstrando assim que Francisco lhes havia proporcionado uma grande satisfação!
Finalmente, São Francisco lhes fez o Sinal da Cruz e deu-lhes licença de se retirarem. Então, todas aquelas aves se levantaram no ar com um maravilhoso canto, e logo se dividiram em revoadas e desapareceram atrás das colinas e das matas.
Conta-se que, dias depois, o Santo foi em companhia de Frei Massau a um lugarejo chamado Alviano, entre Orte e Orvieto. Pararam na praça do Mercado e como sempre, cantaram uma melodia com versos que convidavam a conversão do coração, com a finalidade de reunir o povo. Depois começou a pregar. Entardecia. As andorinhas que ainda hoje fazem ninho nos altos muros e nas torres das construções, voavam de um lado para outro em ciclo contínuo, cantando forte e de modo quase uníssono. Os habitantes do lugarejo que se comprimiam ao redor para ouvir a palavra dele, não estavam conseguindo entender quase nada, porque o barulho das andorinhas era muito intenso. Então, Francisco com a maior tranqüilidade, olhou para elas e com muita doçura disse:
"Irmãs andorinhas, parece-me que agora é minha vez de falar. Já cantaram e falaram bastante! Escutem, pois, a palavra de DEUS e fiquem silenciosas enquanto eu falo!"
Elas pararam e fizeram um grande silêncio, por todo o tempo que ele falou.

morte de Francisco

Quando percebeu que estava próximo de morrer, mandou que o levassem para a sua pequena cela na Porciúncula. No Sábado dia 3 de Outubro, o Santo vivia os seus últimos momentos. Ao entardecer começou a cantar o Salmo 141 de David, rodeado pelos frades que choravam e não queriam deixa-lo sozinho. Com o passar do tempo, o som de sua voz foi perdendo a intensidade até que emudeceu inteiramente. Seus lábios fecharam para sempre e foi cantando, que entrou na eternidade. DEUS infinita bondade, ainda permitiu uma última saudação ao seu humilde cantor. Por cima de sua cabana e ao redor, apenas a voz do Santo calou, o espaço foi ocupado por um sonoro e imprevisto coro de vozes de todas as aves, que em profusão e admirável alarido vieram cantando dar-lhe o último adeus.
Dois anos após sua morte foi beatificado e em 1228, declarado Santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX. Seu Mausoléu encontra-se na Basílica com o seu nome, em Assis.
São Francisco foi escolhido oficialmente padroeiro da Itália

Uma ordem de irmãos

A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes), como outras que já existiam. O próprio Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo. Desde o início, porém, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser franciscanos. Algum tempo depois, sobretudo quando Santo Antonio, professor de Teologia, ingressou na Ordem, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes. Mais tarde, devido principalmente às necessidades da Igreja, a maioria dos frades passou a se ordenar. Mas até hoje, dentro da ordem Franciscana, convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não sacerdotes (estes chamados outrora de irmãos leigos, por não serem sacerdotes), cada um exercendo a sua função. Esse é, sem dúvidas, um dos aspectos mais belos da Ordem criada por São Francisco

As Clarissas


Francisco, além de fundar a 1ª Ordem Franciscana (masculina), foi também o fundador da 2ª Ordem Franciscana, conhecida também por Ordem de Santa Clara, abrindo assim a vivência do ideal franciscano para o ramo feminino. A primeira religiosa franciscana foi a jovem Clara Offreduccio, mais tarde chamada de Santa Clara de Assis, jovem de família nobre e admiradora de Francisco desde que o conhecera como "Rei da Juventude" pelas ruas e festas de Assis. Passou a admirá-lo mais ainda, quando se tornou um inflamado pregador da alegria e da paz, da pobreza e do amor de Deus, não só através de palavras mas com o exemplo de sua própria vida.
Era isso precisamente o que almejava a jovem Clara. Não estava satisfeita com os esplendores do palácio de sua família, nem com o sonho do futuro enlace principesco ao qual seus pais a estavam encaminhando. Sonhava com uma vida mais cheia de sentido, que lhe trouxesse uma verdadeira felicidade e realização. O estilo de vida dos frades a atraía cada vez mais.
Depois de muitas conversas com Francisco, aos 18 de março de 1212, (Domingo de Ramos), saiu de casa sorrateiramente em plena noite, acompanhada apenas de sua prima Pacífica e de outra fiel amiga, e foi procurar Francisco na Igrejinha de Santa Maria dos Anjos, onde ele e seus companheiros já a aguardavam.
Frente ao altar, Francisco cortou-lhe os longos e dourados cabelos, cobrindo-lhe a cabeça com um véu, sinal de que a donzela Clara fizera a sua consagração como Esposa de Cristo. Nem a ira dos seus parentes, nem as lágrimas de seus pais conseguiram fazê-la retroceder em seu propósito. Poucos dias depois, sua irmã, Inês, veio lhe fazer companhia, imbuída do mesmo ideal. Alguns anos após, sua mãe, Ortulana, juntamente com sua terceira filha Beatriz, seguiu Clara, indo morar com ela no conventinho de São Damião, que foi a primeira moradia das seguidoras de São Francisco.
Com o correr dos anos, rainhas e princesas, juntamente com humildes camponesas, ingressaram naquele convento para viver, à luz do Evangelho, a fascinante aventura das Damas Pobres, seguidoras de São Francisco, muitas das quais se tornaram grandes exemplos de santidade para toda a Igreja


Oração a São Francisco de Assis
Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento da tua paz;

Onde há ódio, fazei que eu leve o amor;
Onde há ofensa, que eu leve o perdão;
Onde há discórdia, que eu leve a união;
Onde há dúvidas, que eu leve a fé;
Onde há erros, que eu leve a verdade;
Onde há desespero, que eu leve a esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a alegria;
Onde há trevas, que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado, do que consolar;
Ser compreendido, do que compreender;
Ser amado, do que amar...
Porquanto:
É dando, que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
É morrendo, que se vive para a vida eterna.











O Milagre do sol

O Milagre do sol
Clika na imagem e veja como alcançar teu milagre